sábado, 1 de setembro de 2012

Georges Méliès, o Mágico do Cinema



Nesse mês de Agosto, o MIS teve a maravilhosa oportunidade de trazer as grandes obras-primas do gênio do cinema Georges Méliès, um dos primeiros nomes do cinema, o homem que acreditou em uma ideia que tinha apenas despontado para o mundo e que não tinha grandes chances de dar certo, caso não fosse a sua ousadia em seguir em frente com essa fantasia mirabolante: o cinema.

Méliès, além de um fabuloso empresário por ter acreditado na ideia dos Irmãos Lumière e não desistido dela, mesmo após eles terem lhe recusado vender sua improvisada e inovadora câmera, era extremamente organizado com sua arte.

Na galeria do MIS podemos ver o passo-a-passo de como sua ideia era concebida, não permitindo erros e mostrando a perfeição com que ele podia transferir suas ideias do papel para as filmagens, com seus cortes de cena e os primeiros efeitos especiais. Sua imaginação era invejável e seu estilo inesquecível.

Sua obra ficou gravada na mente de gerações e assim prevalecerá, impecável e inigualável, digna do fabuloso artista que foi Méliès, e por mais que muitos não possam associar seu nome às suas obras, ainda assim se lembrarão delas.

Quem não se lembra da imagem da lua, como um queijo, com uma expressão realmente infeliz por ter seu olho acertado por um foguete?